São José Dos Campos

NOVO CONTRATO DA COLETA DE LIXO VAI REDUZIR EQUIPE DA COLETA DE 4 PARA 3 TRABALHADORES POR CAMINHÃO

Corte vai sobrecarregar os coletores, precarizar as condições de trabalho. Defendemos a manutenção da equipe com 4 pessoas.

ícone relógio03/02/2022 às 10:30:52- atualizado em  
NOVO CONTRATO DA COLETA DE LIXO VAI REDUZIR EQUIPE DA COLETA DE 4 PARA 3 TRABALHADORES POR CAMINHÃO

O novo contrato para coleta de lixo em São José dos Campos vai reduzir a equipe de coletores de 4 para 3 trabalhadores em cada caminhão. Além de aumentar a quantidade de serviços,como a coleta em feiras livres e recolhimento de resíduos da varrição e capina, o prefeito quer reduzir o número de trabalhadores por caminhão.
Na prática, isso significa sobrecarga de trabalho e precarização das condições de serviço porque os coletores terão que correr mais, causando desgastes físicos aos trabalhadores. Outro problema, são os sacos verdes: alguns pesam mais de 38 kg, e muitos não possuem segurança, pois os sacos são misturados, com restos de plantas, vidros e entulhos. 

AMÉLIA ENTRA COM REPRESENTAÇÃO PARA SUSPENDER A LICITAÇÃO
A vereadora Amélia Naomi entrou com uma representação no Tribunal de Contas do Estado para que a licitação seja suspensa. O novo contrato precisa ser refeito, para que não ocorra a diminuição no número de coletores em cada caminhão, com a garantia dos  empregos na nova empresa que vai entrar. 

NEGLIGÊNCIA DO PREFEITO FELICIO COM COLETORES É FREQUENTE
Em novembro de 2019, as vereadoras Amélia Naomi e Juliana Fraga, e o presidente do PT Wagner Balieiro, entraram com uma representação solicitando que o Ministério Público e o Tribunal de Contas investigassem irregularidades no contrato com a Sustentare. Isso porque a prefeitura negligenciava a fiscalização com a empresa, o que gerava graves prejuízos à saúde dos coletores e motoristas pelas péssimas condições de trabalho.  

Compartilhe: